domingo, 21 de março de 2010

Breve Histórico:




A Histerossalpingografia é um exame de Raio x contrastado da cavidade uterina e de suas trompas. Ele é realizado com injeção de contraste iodado através do orifício externo do colo uterino. É um dos exames mais antigos (em torno de um século) para investigação de infertilidade feminina. Apesar de antigo, ainda é o melhor método de diagnóstico e avaliação das trompas uterinas, superando a ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética. O seu principal objetivo é avaliar a morfologia e permeabilidade das trompas e a anatomia uterina e suas alterações. O exame se torna menos doloroso ou até indolor, quando for bem indicado, e realizado por profissionais experientes em serviços adequados, levando-se em consideração também a orientação e todos os esclarecimentos dados à paciente.



3 comentários:

  1. noo consigo gravida depois q eu fazer esse izame vou poder gravida comigo esta tudo normal so falta esse izame para dizer algo

    ResponderExcluir
  2. sinais de destruição tubária Dip? quadro aderencial?

    ResponderExcluir
  3. Dr , estou fazendo um trabalho de histerossalpingografia , se puder me ajuda pra tirar algumas dúvidas eu agradeço. meu e-mail é brunocpdm@yahoo.com.br e tel 38398233 (021) cel 76451834 minha principal dúvida é como é feito o exame e quem faz ... é o médico ?? enfermeira pode introduzir a sonda ??? obg me contacte

    ResponderExcluir